Em resposta ao fórum da pós graduação em licenciamento ambiental:
Comente a seguinte afirmação. “O ar, a água e o solo estão perdendo a capacidade de autolimpeza e apresentam evidentes sinais de deterioração.”
Através dos tempos o ser humano vem-se aprimorando nos processos exploratórios dos meios bióticos e abióticos, desenvolvendo novas tecnologias, matérias primas através de composição química e produtos que auxiliam no processo de industrialização, agricultura, desenvolvimento tecnológico e social como um todo. O problema que enfrentamos com esse desenvolvimento é o crescimento desordenado que gera graves problemas nas áreas degradadas e vai se arrastando para outras regiões através da contaminação dos solos, águas e ar. Seres humanos e outros animas, plantas e micro-organismos que entram em contato com estas substâncias poluentes, seja de origem natural ou sintética, sofre com as consequências, e nem sempre são notada a curto prazo, a maioria dos compostos atingem o pico de contaminação e leva os efeitos através do tempo com o acúmulo de exposição.
Levando para um nível regional, e com um exemplo prático, a cidade de Belo Horizonte durante muito tempo foi considerada a capital brasileira referência em qualidade de vida para as pessoas que possuem problemas respiratórios e médicos de todo país indicavam que seus pacientes viessem fazer tratamentos de bronquite, rinite, asma e outras doenças que atacam o sistema respiratório. Com o crescimento da cidade, desenvolvimento industrial nas cidades anexas a capital, corte e diminuição da área total do parque municipal, aumento das vias de circulação que deram espaço para os automóveis e consequentemente depredaram as arvores, criação de grandes prédios que dificultam a ventilação cruzada no centro da cidade e não deixam o ar ser renovado entre a serra do curral, poluição e posterior encanamento dos rios que deram espaço para grandes avenidas e retirando a capacidade da terra respirar no centro urbano, a cidade perdeu este posto de referência.
Uma reportagem da TV Rede Minas que é uma afiliada da TV Brasil mostra que em 2020 durante a pandemia do novo corona vírus a capital mineira teve uma redução na emissão de poluentes em 45%, na reportagem “Qualidade do ar de Belo Horizonte melhora durante o isolamento social” o repórter brasil fala que os percentuais de dióxido de enxofre o resíduo deixado pelos combustíveis emitidos pelos veículos e industrias e o material particulado que penetra nos pulmões e agrava as doenças respiratórias, segundo a FEAM 85% dos poluentes emitidos na capital vem de veículos. Fica bem claro com este exemplo como é importante fazermos a análise e criarmos soluções que combatam as altas taxas de contaminação do ambiente e que com soluções nada fáceis, mas que são possíveis conseguimos tratar e desacelerar as contaminações.
Educando, revertendo soluções paliativas, desenvolvendo tecnologias menos agressivas ambientalmente e criando consciência ecológica sobre os impactos em cadeia de nossas ações no meio ambiente é que podemos criar uma “pre – visão”, usando os dados que já viemos juntando desde a revolução industrial e que podem auxiliar no combate dos impactos que causamos em um sistema complexo de vida como é feito em nosso planeta.
Texto escrito por Thalison Teixeira, arquiteto urbanista, pós graduando em Licenciamento ambiental, Belo Horizonte - MG, 19/11/2021.
Referência
- Qualidade do ar de Belo Horizonte melhora durante o isolamento social
Fonte: https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2020/05/qualidade-do-ar-de-belo-horizonte-melhora-durante-o-isolamento-social
Consulta em: 19/11/2021
- Poluição Ambiental
Fonte: Apostila “Remediação Ambiental”
Consulta em: 19/11/2021
- Qual a diferença entre o meio biótico e abiótico?
Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/2305716
Consulta em: 19/11/2021
- Ar, água e solo
Fonte: http://www.abc.org.br/nacional/projeto-de-ciencia-para-o-brasil/ar-agua-e-solo/
Consulta em: 19/11/2021
Comments