top of page

Maquina de produtividade, será?

  • Foto do escritor: Thalison Teixeira
    Thalison Teixeira
  • 19 de out. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de jan. de 2023


Não precisamos ser produtivos o tempo todo!


Vivendo em tempos de uma modernidade líquida como dizia o sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Baumann (1925 a 2017) em seus estudos sobre a modernidade e a relação das pessoas com seus laços de amizade, amor e contratos rasos em que se baseiam as trocas sociais comparadas com outros séculos anteriores ao XX. Em um mundo onde as conquistas e o sucesso estão baseados no que mostramos nas redes sociais e o que conquistamos durante a vida como é na sociedade capitalista, que precisamos ser extremamente produtivos, e a todo tempo precisamos fazer algo útil que colabora com nossos estudos, trabalho e família.


Ter sempre uma ótima ideia e reinventar a roda toda semana faz preencher um vazio existencial criado por este mal de entregas constantes para sustentar a visão de sucesso e realização pessoal, sem parar para apreciar e perceber que a vida está passando diante de nós, fazendo ou não alguma coisa. Ter um hobbie e pausas de ócio criativo é o que diferencia isso. Precisamos enxergar que não só o corpo físico precisa de descanso após alguma tarefa excessiva, mas a mente também, por estar o tempo todo em funcionamento, principalmente quando se tem objetivos traçados a curto prazo. Parar e respirar entre uma atividade e outra é necessário, as vezes o que falta para uma grande ideia surgir e solucionar o problema do qual ficou dias e dias a fio tentando resolver, é parar, tomar um café e olhar a paisagem pela janela, ou talvez deitar em uma rede e escutar o som do vento ao seu redor se assim for o caso.


Um ótimo exemplo de criatividade rotativa é o de Leonardo da Vince (1452 a 1519) destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Leonardo soube buscar referências externas em suas criações, deixou sua fome de saber agir para conseguir aplicar em suas invenções e revolucionou o mundo como consequência deste processo de autodescoberta em seus processos criativos. Claro que você caro leitor, não precisa ser o próximo da Vince e nem ter os mesmos feitos que ele para conseguir o sucesso que precisa ter para que sua existência tenha sentido. Sucesso é um conceito muito pessoal e aberto a interpretações, principalmente se for baseado em superficialidades como uma rede social, trabalho, subir de cargo, ou mesmo no campo familiar.


"O seu sucesso é você quem faz".


Frasezinha clichê, não é? Mas é por isso que tem tanto sentido!!! A sua relação com o sucesso e o senso de realização está atrelado ao seu autodescobrimento e a imposição de limites que o fará sempre ir além para se superar ou alcançar um ponto ideal ao qual se sentirá satisfeito. Se você não se atrever a sair do de sua zona de conforto, nunca saberá o seu potencial, mas a de se concordar que em alguns dias o que queremos e ficar o máximo confortável e que ninguém venha te tirar de cima da cama (risos) kkk. Passando estes dias é fundamental fazer uma autoanálise para compreender qual limite foi levado ao extremo para que se sentisse assim nestes dias e se é algo que queira ou precisa fazer novamente.


Não existe uma fórmula mágica para o seu ócio criativo e nem que delimite quanto tempo é necessário para que seu corpo descanse, mas ele nunca te deixa na mão, é preciso ouvir nosso corpo quando este estiver cansado, com sono, fome, e começar a dar algum sinal vermelho para um problema mais grave. Queda de cabelo, perda ou ganho de peso, mãos suando ou ressecada, olhos fundos ou aumento de grau das tuas lentes pode significar muitos problemas diferentes de saúde, mas uma coisa é certa, algo está sendo negligenciado e caberá a você dedicar um tempo para cuidar de si e da sua saúde.


*Pensamento: é engraçado como tudo tem que acontecer, por que tem que acontecer né? Fico olhando para alguns momentos que passaram e imaginando como que isso impactou no que sou hoje e como que uma coisa tão simples, um ato de coragem e ou uma pequena mudança em um paradigma fez com que a história posterior toda mudasse para um caminho que não poderia nem imaginar, mas que hoje faz todo sentido porquê construiu a pessoa que me tornei.


Este assunto está longe de ter um fim, este pensamento é uma reflexão que está um pouco em paralelo ao que estou apresentando, mas não significa que não deve ser pensado e levado em consideração, a final, todo caminho que percorremos nos trouxe até este exato momento e não poderia ser diferente por que só assim nos tornamos quem somos, mas nada nos impede de perceber algo e a partir deste momento buscar uma melhoria para o nosso mundo pessoal e sucessivamente mudar todo o mundo pois as grandes mudanças são iniciadas em nós para só depois atingir o mundo. Seja quem você tiver de ser, faça o que precisar fazer, repense, reflita e refaça se assim necessário, e não se esqueça que não é repetindo sempre um comportamento que se tem um resultado diferente, parar e pensar é fundamental e necessariamente o repouso tão pedido pelo seu corpo pode ser a resposta para as tuas grandes perguntas.


Não deixe de se inscrever no site para receber sempre em primeira mão os novos artigos, mande este para 3 amigos com os quais você acredita ser as pessoas que mais precisam aprender sobre descansar. Se gostou deixa o coraçãozinho e um comentário com sua sugestão de tema, elogio ou questionamento para que o algoritmo entenda a relevância do material e leve este artigo para mais pessoas.

1 Comment


Thais Silva
Thais Silva
Oct 20, 2022

Ótimos observações e considerações.

Like
bottom of page