Antes de entender como é o processo que se segue para ter uma carreira, temos um sonho e ele precisa ser estruturado para que se torne realidade. Trazendo isso para o mundo dos profissionais liberais, é necessário entender que o percurso é longo e passa pelo processo educacional, período de estagio em empresas que trabalham na área que se quer atuar e posteriormente a corrida para conseguir uma vaga boa ou montar um negócio que faça sentido no campo de atuação escolhido. Quando nos inscrevemos na graduação temos uma ideia clara de como vai ser atingir aquele objetivo de se ver com o diploma na mão, a carreira após a conclusão do curso.
No caminho traçamos metas de estudo para todo o semestre e não imaginamos como as influências externas podem nos atrapalhar durante o percurso. É necessário dedicar tempo a família, relacionamentos, tempo para estudar matérias não diretamente relacionadas com a graduação, mas que se faz necessário para conseguir estágio, aprender programas que se usa no mercado nas empresas das quais queremos uma vaga entre tantas outras coisas. Influências que diretamente estão relacionadas ao indivíduo como traslado da faculdade até sua casa e o trabalho, materiais escolares, dificuldades financeiras, doenças e demais empecilhos que possam aparecer.
Não contamos com o fato de ter uma ampla concorrência para conseguir um estágio e que a maior parte das vagas são preenchidas com indicação de funcionários, amigos do círculo de influência de quem trabalha no local, e é por isso que precisamos dedicar um tempo para conhecer outras pessoas que estão diretamente ou indiretamente relacionadas com o que estamos fazendo, é preciso fazer boas amizades e estar nos lugares certos. Não digo isso para desanimar quem ainda vai entrar na graduação, mas esta é a realidade de 90% dos estudantes e é preciso estar pronto para encarar estes obstáculos.
Para mim sempre levei em consideração estes pontos que vou citar abaixo:
Os três Nãos
1º Não espere tudo na mão, seja proativo!
2º Não desista no primeiro obstáculo
3º Não seja medíocre
Nem preciso falar muito sobre isso, por ser algo bem óbvio né? É necessário estar acima da média para se destacar, aceitar um NÃO e aprender com ele para a próxima oportunidade de receber um sim e sempre solucionar problemas no lugar de levar um problema para alguém, principalmente se for um supervisor ou seu próprio empregador. A lógica é bem simples: “Se estou te contratando é por ter uma demanda que eu posso delegar e deixar que você a resolva para mim.” Então por que contratar alguém que só me trás problemas para resolver e gastar meu precioso tempo?
E o mesmo pensamento que trago acima serve para os pontos que listo abaixo, só que agora na visão do cliente final que está contratando um profissional para resolver um problema que ele não tem conhecimento ou mesmo interesse de resolver. É bem simples quando pensamos em como escolhemos as pessoas que nos presta algum serviço, se contrato um advogado é por que não tenho conhecimento de leis e processos civis e criminais, se contrato um médico é por não ter conhecimento sobre patologias clinicas, corpo humano e sobre tratamentos para alguma enfermidade que está me atingindo.
As três verdades supremas do profissional liberal
1º Entenda que vender é a base de todo trabalho
2º Empreender é o que te fará rico
3º Estabilidade não existe
Pra quem pensa que sair de uma faculdade e entrar em um emprego para ter estabilidade e não ter de se preocupar com as contas no inicio do mês é a melhor ou única solução por não gostar de vender ou fazer atendimento ao público, saiba que ESTABILIDADE NÃO EXISTE! A qualquer momento pode acontecer algo que o tira desta falsa sensação de estabilidade, é preciso se adaptar o tempo todo a novas realidade, estar conectado com o mercado e ver sempre meios de melhorar o que está fazendo. Há quem diga que cargos públicos são estáveis, mas em boa parte do tempo a pessoa que pensa assim dentro de uma repartição pública não é feliz e realizada com o que faz (é preciso entender que felicidade é algo subjetivo e pessoal), pode ter salários atrasados, risco de greves e paralizações, passar por processo de afastamento por saúde entre tantas outras coisas que o tira de sua “zona de conforto” e é claro o sentido de proposito e realização que muitas das vezes não é alcançado por aqueles que querem de fato fazer a diferença em meio a tanta burocracia e demora para realização dos projetos e liberações de verbas.
Entrar em uma empresa em regime CLT em um trabalho formal só te dará um salário com benefícios mensalmente e com possibilidade de reajustes anuais e uma promoção no caso de realmente estar fazendo muito além do que foi contratado para fazer. Se não se tornar sócio desta empresa ou não buscar outras fontes de renda é bem provável que não se tornará uma pessoa rica. Existem sim pessoas que conseguem ficar ricas com o tempo investindo o dinheiro de forma correta e abaixando seu padrão de vida durante alguns anos para conseguir este feito, mas não é a realidade da maioria da população mundial. Se quer realmente ficar rico é necessário colocar os tópicos 1 e 2 em ação e aprender a vender e buscar alguma forma de empreender, só assim é que seus ganhos podem ser exponenciais e não ficar atrelado ao ganho de uma bonificação da empresa em que trabalha.
O mais difícil é criar padronizações e fazer algo que é inexistente até o momento em que resolveu empreender, e com isso, fazer com que vire um habito diário. Aprender a vender seu trabalho, criar rotinas administrativas, tomar melhores decisões e gerir expectativas e pessoas é algo bastante complicado, mas necessário. Saber que o seu maior investimento é o tempo e que sim, vai precisar alocar capital para fazer seu negócio girar. Colocar dinheiro novo no negócio e usar dos recebíveis de seus clientes para reinvestir no negócio, fazendo assim a marca se consolidar e depois de alguns anos se tornar referência e passar a ser indicada para outras pessoas simplesmente por ter tocado no assunto que a fez lembrar a sua marca.
É mais difícil do que parece! É desafiador, é desgastante, a curto prazo não compensa e é financeiramente inviável até ter dados e fatos que comprovem o contrário. E mesmo assim, por que as pessoas ainda resolvem empreender? Pelo fato de construir algo que é delas, criar soluções que são diferentes do que está sendo oferecido no mercado, ter a possibilidade de construir um legado ou mesmo poder trabalhar sem se preocupar com “enchessão de saco” de um patrão que não esta nem ai para você e só quer que seja produtivo. Sim, estes são alguns dos pontos que sempre ouço quando vou falar sobre o tema empreender com alguém. É necessário pontuar que não existe formula mágica para empreender, cada indivíduo terá suas dificuldades e facilidades no processo.
Existem pessoas que são melhores com humanas e existem pessoas que são melhores com exatas, digo isso no sentido de lidar com pessoas e números na hora de criar um negócio. Todo bom profissional leva tempo para se construir, é necessário passar por dificuldades para entender seus limites e até onde está disposto a se entregar para conseguir validar sua carreira e claro que a cada desafio novo que enfrentar vai ter algumas crises existenciais presentes que o vão paralisar e precisará de muita coragem para enfrentar isso e conseguir superar na hora de resolver o problema. Será uma fonte infinita de conhecimentos novos a cada desafio, e será preciso encarar desta forma caso queira passar por cima de tudo e se sair realizado a cada novo problema que surgir.
Como o nome deste artigo mesmo fala “dificuldades de início de carreira”, não é para “passar pano” e “glamourizar” o excesso de trabalho, clientes chatos ou qualquer dificuldade no processo que estou escrevendo, o intuito principal é te levar a pensar que não está só neste caminho e que é sim um grande desafio empreender e realizar pequenas metas todos os dias para que um grande sonho se realize no fim das contas. Não é fácil, é preciso chegar ao extremo muitas vezes e só assim que vai conseguir ser bem sucedido (a) no que escolheu fazer por boa parte da sua vida. Apesar de parecer um caminho solitário e escuro por não ter tantas pessoas ao seu redor passando pelo mesmo processo, é preciso procurar bastante e criar uma rede de apoio com pessoas que entendam todos os seus sacrifícios e que estão na mesma jornada que você. Estas pessoas existem e estão espalhadas mundo a fora, não se limite a seu circulo mais intimo para encontrar outras pessoas que tem sonhos tão grandes como os seus.
Se gostou deste artigo e faz sentido para você, mande para outro amigo empreendedor que precisa saber destas informações e que quer amadurecer no conhecimento de negócios, desenvolvimento pessoal e profissional. Aproveite para se cadastrar no BLOG e receber em primeira mão todos os artigos que forem publicados aqui e se quiser mais conteúdos como este sobre empreendedorismo é bom acompanhar o canal da TBT no YouTube que sempre tem temáticas voltadas para empreendedorismo e gestão.
Comments