top of page

Cozinha planejada: Evitando a dor de cabeça ao realizar o seu sonho!!!

Foto do escritor: Thalison TeixeiraThalison Teixeira

Atualizado: 5 de fev. de 2023



Escrevo este artigo com a minha percepção de arquiteto e experiência de quem trabalhou um ano fazendo projetos de cozinhas planejadas, aprenda com meus erros e acertos e tenha a tão sonhada cozinha de uma maneira menos desgastante possível.


Sim, projetar e executar um projeto é desgastante seja para o projetista, vendedor, executor e principalmente para o cliente (você nesse caso), independentemente do tamanho, do valor atribuído a ele e do prazo de entrega. Todo e qualquer projeto estará sujeito a alterações, atrasos e variação de valores, principalmente com os imprevistos (podem ser menores quando planejamos, mas não estamos livres deles).


Tenha em mente estes tópicos e lista de itens quando for comprar os seus móveis planejados e evite muitas dores de cabeça.


Idealização (sonho):


Todo sonho é inevitavelmente maior que a realidade (infelizmente), então, tendo esta informação, preste atenção em alguns pontos muito importantes nesta fase que sem dúvidas é uma das principais.


1 - Tenha em mente e pesquise o seu estilo de cozinha dos sonhos, seja ela em estilo clássico, moderno, industrial, fechada ou conceito aberto, compacta ou com bastante espaço.


2 - Veja seu espaço destinado a execução, tire medidas, olhe onde fica os postos de tomada, apagadores, pontos de entrada e saída de água, portas, espaço para circulação, quantas pessoas podem ocupar a cozinha simultaneamente, espaço de copa (para refeições rápidas), se terá mesa de jantar ou mesa de trabalho extra além da bancada.


3 - Verifique se será necessário quebrar ou acrescentar alguma parede, porta, movimentação dos pontos hidráulicos ou elétricos e claro, tenha em mente que para isso acontecer é necessário que tenha os devidos profissionais envolvidos nas próximas etapas (não estou falando do "pedricista" que quebra o galho da sua família quando precisa trocar o chuveiro ou arrumar o telhado).


4 - Faça uma pesquisa dos fornecedores que fazem o serviço que você precisa, de preferência busque os lugares que ofereçam o serviço completo da compra a entrega final incluindo todas as etapas (marcenaria, entrega, alvenaria, elétrica e hidráulica). Caso não tenha perto de você este estabelecimento enviado pelos deuses, procure o que ofereça a maior parte do serviço e peça indicação dos profissionais para demais serviços complementares.


"Por isso é bom ter um arquiteto para auxiliar nessas horas, ele sempre poderá indicar os melhores fornecedores e profissionais para executar seu serviço."


Planejamento (financeiro e projeto) / Compra (móveis e complementos):


Achou que tinha acabado no tópico de cima né? Está apenas começando!!!


Depois de ter estas informações em mãos é a hora que as coisas começam a complicar. Possivelmente nessa primeira etapa você já deve ter deixado de lado alguns "caprichos" do projeto por ter as prioridades para cumprir dentro do orçamento, então preste atenção e siga estas dicas que podem ajudar a enxugar o orçamento e colocar mais itens por um preço menor.


1 - Pesquise bastante os fornecedores, veja as condições de pagamento, material (opte por itens de "marca própria" estes itens geralmente são de um fornecedor bom, mas tem um preço menor por não carregar a marca).


2 - Veja de onde os revestimentos e itens de alvenaria estão saindo, opte por itens regionais e materiais de preferência que não sejam importados como pedras, madeiras e alguns tipos de porcelanatos, metais e itens cerâmicos. Pegando itens regionais você torna seu projeto mais sustentável e de cara diminui o valor pago em fretes e impostos por exportação destes itens.


3 - Peça a empresa uma lista completa de tudo o que envolve seu projeto, isso incluí tudo mesmo. Se for necessária uma cola para cano, silicone, veda rosca e etc. Todos os itens devem estar no seu orçamento.


4 - Caso a empresa que for comprar não ofereça o serviço completo de instalação, você terá de pedir uma lista de materiais para o responsável de instalar que faça esta lista. Já adianto que cada profissional tem o seu jeito de executar o serviço e não é necessariamente os mesmos materiais que outro profissional usaria para fazer o mesmo serviço.


Obs.: Já tive diversos problemas com isso, por exemplo em instalação de bancadas e pias onde um profissional usava silicone e outro a massa plástica, o resultado é desastroso quando precisamos trocar de profissional no meio da obra por alguma casualidade e um não está acostumando com a maneira de trabalho do outro, em momento nenhum crítico e falo que um ou outro está errado, o que acontece é que cada um aprendeu a trabalhar de um jeito diferente.


5 - Pedir desconto não mata ninguém, a maior parte das empresas costumam dar ao menos 3% para pagamento a vista, principalmente para compras maiores.


Execução:


1 - A sua casa ou apartamento tem as plantas detalhando os pontos de tubulações de gás, água e pontos elétricos? Está é uma pergunta muito importante para qualquer reforma que for fazer no seu lar. Todo e qualquer indivíduo que pegue um parafuso, prego ou martelo para parafusar, pregar ou quebrar qualquer ponto da sua parede e ou piso tem uma chance de 99,99% de acertar um destes pontos e tenha certeza que sem uma planta para orienta-lo este ser iluminado vai acertar em cheio. Nestas horas não culpe o profissional ou lembre da mãe do indivíduo, pois o mesmo não tem uma bola de cristal para saber onde estes pontos estão.


Sem brincadeiras agora, estive em situações deste tipo em que eu estava fazendo meus abdominais pleno na academia e recebo uma ligação de um cliente dizendo que o dito cujo do marceneiro furou um ponto de gás do abastecimento geral do prédio e todos os condôminos estavam sem gás por isso. Em outro caso foi a tubulação de água que esperou e demorou dois dias para dar um sinal, deixando a casa do vizinho de baixo cheia de água. Se você não quer passar por estes perrengues, por favor, ajude o profissional que está ali fazendo a instalação do seu projeto a não passar por estes constrangimentos.


2 - Lembre-se que não existe obra sem poeira e que sua casa vai sim ficar suja enquanto a obra estiver em andamento.


3 - Destine um local para armazenar os materiais que forem chegando para que não quebrem, arranhe ou empene, evitando assim que tenha prejuízo.


4 - Confira todas as entregas que fizerem no seu endereço e mesmo que não entenda muito de notas fiscais ou sobre os produtos que está recebendo, confira a quantidade de volumes e se não tem nenhuma peça quebrada no meio dos pacotes recebidos e caso o tenha, peça para devolver toda a mercadoria até que venham peças intactas.


5 - Não perca a cabeça com obra fora do prazo ou com imprevistos de entrega ou prestadores de serviço que não foram em um ou dois dias de trabalho por motivos maiores. Tenha controle destes acontecimentos colocando pelo menos uns 10 dias a mais no seu planejamento (dependendo do tamanho da sua obra), pois imprevistos acontecem, caminhões podem atrasar a entrega, pessoas podem ficar doentes e todos podem sofrer de atrasos por causa de dias onde o clima não está favorável.


6 - "Obra é obra", sempre pode acontecer alguma coisa e abalar o seu orçamento inicial, então não gaste todo o seu capital comprando os materiais e pagando os prestadores de serviço logo no início, faça os pagamentos de acordo com que o serviço for feito e tenha uma reserva para caso precise complementar algum item que não foi comprado ou caso tenha que aumentar os dias de trabalho.


7 - Por último e não menos importante, lembre-se que a pessoa que está ali prestando serviços a você também tem necessidades de alimento e água e mesmo sendo obrigação deste levar o próprio alimento para o serviço caso leve mais de algumas horas do dia para concluir, você pode oferece-lo uma água, um café ou mesmo um lanche. Este ato de gentileza pode não afetar o seu dia, mas pode fazer uma grande diferença no dia desta pessoa e é sempre bom lembrar disto.


Pós venda/ montagem:


Sim, você chegou ao fim da obra, todos os problemas iniciais foram tratados e agora é a hora de conferir o serviço que foi executado e avaliar todo o processo.


1 - Verifique se não tem possui nenhuma peça danificada, amassada ou quebrada.


2 - Veja se as bancadas estão niveladas e rejuntadas corretamente, se estas possuírem sóculo e testeiras veja se não estão colados de forma errada ou desalinhadas.


3 - As portas dos armários precisam ser testadas também, confira o alinhamento, veja se possuem amortecedores e se estão funcionando e não deixe de olhar os puxadores.


4 - Dê o feedback para os profissionais que fizeram os serviços desde o vendedor até o ultimo prestador de serviço que foi em sua residência, isso é muito importante para que possam continuar fazendo um bom trabalho e caso não tenha sido tão satisfatório assim, a sua opinião talvez possa ajuda-los a melhorar para os próximos clientes.


Agora chegamos ao fim destas dicas também, você já está super preparado (a) para iniciar o seu projeto da cozinha dos sonhos e eu estou aqui torcendo para dar tudo certo no seu projeto. Se achou pertinentes as informações que estou passando a você, gostou do conteúdo e quer que este trabalho continue ajudando a outras pessoas que também estão na busca de realizar o sonho da cozinha nova, então deixe aqui o seu curti, compartilhe com os amigos e se quer ver outros temas como este publicados por aqui, deixe sua sugestão nos comentários que em breve damos um retorno sobre o tema.


Como bônus, deixo algumas imagens de projetos de atendimentos que já realizei.






145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page